Caros companheiros
Com todo o respeito aos que preferem que a ata da reunião anterior seja feita e lida pelo secretário eu gostaria mais uma vez de criticar e sugerir esse item ao início da reunião com a ressalva que mesmo que assim continue eu aceitarei com boa vontade a decisão da diretoria do nosso clube (mas voltarei a fazer tal crítica talvez no próximo ano rs) e faço isso uma vez que constatei o desagrado a muitos companheiros de tal leitura.
Vejamos e avaliemos as principais vantagens e desvantgagens dessa leitura:
Vantagens:
1) Dar conhecimento aos ausentes (dessa reunião da ata) os acontecimentos dessa reunião.
2) Valorizar o bom trabalho do secretário na elaboração da mesma.
3) Preencher tempo em reuniões sem muitos assuntos.
4) Oficializar e documentar sempre nossa reunião como uma reunião deliberativa.
Desvantagens:
1) Desperdiçar aproximadamente de cinco a dez minutos do tempo da reunião o que equivaleria a 15% da mesma, tempo esse que poderia ser melhor aproveitado.
2) Dessinteresse por essa leitura uma vez que a maioria compareceu à reunião dessa ata conhecendo portanto o seu conteúdo.
3) Distração devido a essa falta de interesse pela maioria causando conversas simultâneas e constrangimento.
4) Intensa sensação de tédio ao serem lidas coisas óbvias e do ritual rotário que acontecem sempre tais como: horário do ínicio e término da reunião, chamada ao jantar pelo presidente, formação da mesa diretora, lemas, aplausos, etc. (só falta dizer o tempo, as cor das roupas e sapatos dos membros, o cardápio, e se mais uma vez o Co Herschell “polemizou” com o Co Roberto rs, rs)
5) Pergunta aos presentes, se estão de acordo, pelo Presidente para oficializar essa ata como documento do clube, fato esse que acho muito formal e que deveria ser apenas usado em assembléias deliberativas em reuniões tais como de condomínio ou da câmara de vereadores.
Agora a minha sugestão:
Talvez o secretário deveria apenas fazer um resumo dos principais assuntos da reunião em um livro próprio a disposição de todos, sem muitas formalidades ou detalhes óbvios e ler esse resumo na reunião subsequente apenas excepcionalmente ou se for necessário, podendo também o secretário enviar uma cópia desse resumo, via email, aos faltosos.
Paracambi, 1º de maio de 2011
Co Gabriele Alessio
Class.: Cirurgia
Email alessio48@yahoo.com
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